domingo, 9 de janeiro de 2011

A cerimônia de casamento

Em qualquer lugar que você casar na Polinésia, a cerimônia têm os mesmos rituais.
No meu casamento foi assim ....
Os noivos são recepcionados na beira da praia pelo sacerdote, que lhes dá as boas vindas à Bora Bora e a cerimônia do seu casamento e os leva até a "capela" preparada para a cerimônia !!

Observem os turistas .... nossas testemunhas do casamento !! heheheh

A cerimônia começa, o sacerdote fala sobre o amor e a benção dos deuses e chega a hora do SIM. O "sim" pode ser dito em qualquer língua que os noivos quiserem... hehehe... nós dissemos sim em polinésio: "E". Há então a troca das alianças. As alianças a gente entregou antes do casamento para o organizador do evento, e ele as entrega para para o sacerdote antes do casamento começar.
A benção das alianças é feita com água de coco. O sacerdote coloca nossas mãos, uma sobre a outra, sendo a do homem em cima pois simboliza que ele deve proteger a mulher durante toda a vida. Depois disso, ele abre o coco com ajuda de uma pedra afiada e derrama a água pura sobre nossas mãos. Os polinésios acreditam que a água de um coco é a água mais pura que existe pois nunca foi exposta ao contado com nada.
Durante toda a cerimônia, há um grupo de músicos tocando músicas típicas e mulheres cantando !! Aliás, todos que fazem parte do casamento cantam, o sacerdote, as "damas de companhia" e os homens que trouxeram a noiva na cadeira.

Após a benção das alianças, assinamos a certidão de casamento. A certidão do Le Meridien é linda... feita em papel do tronco de uma palmeira, escrita em francês ela diz os nossos nomes brasileiros e também os nossos nomes polinésios. Isso mesmo, quando você se casa na polinésia, recebe nomes polinésios. Também tem a data e o local do casamento, e os noivos e o sacerdote assinam a certidão. 
Depois da certidão assinada, os "damas" trocam nossos enfeites de plumas da cabeça pelas tão esperadas coroas e colares de flores. As flores simbolizam a comemoração pelo casamento, por isso são usadas apenas depois da cerimônia realizada. Com nossas coroas de flores, as damas nos convidam para, na minha opinião, o momento mais bonito da cerimônia: a hora do beijo. Elas nos enrrolam em um manto, bem juntinhos e então nos beijamos. Esse momento simboliza que agora somos um só e unidos pelo amor !!


Depois de toda essa emoção, é hora da festa .... e na polinésia, isso significa dançar e cantar !! Primeiro as damas nos ensinam a dança dos noivos (da noiva e do noivo) e depois dançamos um de frente para o outro. É um momento muito engraçado... principalmente quando o noivo é super envergonhado como é o caso do meu marido !!

Passado o momento "mico", é a vez das damas cantarem e dançarem para celebrar nosso casamento enquanto nós ficamos sentados em nossas cadeiras de reis, tomando água de coco !!!

Assim a cerimônia vai chegando ao seu fim. São cerca de 40 minutos desde a saída do bangalô. Ao final das danças, o sacerdote nos convida para irmos à beira da praia para pegarmos o barco para ir ver o por-do-sol. As damas jogam flores e todos tiramos uma linda foto para recordação desse momento fantástico !!



Vanessa

3 comentários:

  1. Muito legal esse lugar dos sonhos, não ?
    aguardo seu retorno para podermos colocar nosso links um no blog do outro, o que me diz ?
    tudo de bom e boas viagens !
    Marcelo Kasprzak
    www.omundoseuviaje.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola marcelo! muito legal a cerimônia e é exatamente isso que estou procurando para mim. Vc tem os contatos da pessoa que organiza o casamento?
      att
      Natanael

      Excluir
  2. Olá Marcelo !!
    Entrei no seu blog e concordo plenamente com seu estilo de vida !! Tb viajo muito e vivo para planejar minhas viagens !!
    Podes divulgar nosso blog no teu site ... esse blog é para ser de todos... a medida que novas pessoas voltam da Polinésia e tem interesse em divulgar as informações, a idéia é que elas possam escrever aqui !!
    Abraço,
    Vanessa

    ResponderExcluir